PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - terça-feira, julho 16, 2019
Consulte nossos conteúdos
PUBLICIDADE
ESTAMOS PREPARADOS?

Por Léa Lobo

Já é sabido que Facility Management (FM) é uma área essencial na estratégia dos negócios, pois integra pessoas, propriedades e tecnologias para melhorar o desempenho das organizações, dos trabalhadores e a experiência do cliente. Como consequência do mundo atual, como tão bem foi definido no www.definefm.com, Facilities Management também terá um grande impacto em nosso futuro, não só frente às organizações empresariais, mas também no contexto urbano quando falamos de cidades inteligentes, em que o FM irá usar a tecnologia digital para promover a performance e o bem-estar e responder pelos desafios globais das cidades.

O espaço de trabalho será transformado por FM para atender a necessidade da Geração Z com flexibilidade e hiperconectividade, além de prover os serviços essenciais que deverão ser mais verde e mais sustentável para reduzir custos sem comprometer os resultados.

Enfim, o mundo está mudando rapidamente, a população mundial está crescendo e envelhecendo e até 2050 chegará a 9,2 bilhões de habitantes, lembrando ainda que 16%  dessas pessoas terão mais de 65 anos. Em 2030 haverá 41 megacidades com mais de 10 milhões de pessoas, ou seja, 65% da população viverá nas cidades e o consumo de energia crescerá 45%.

O ambiente construído é responsável por 40% das emissões de carbono e a tecnologia está criando uma nova forma de viver. 50% dos empregos, hoje, poderiam ser substituídos por robôs e a internet das coisas irá gerenciar nossa energia e infraestrutura. 

Empresas organizadas com suas estruturas de FM podem salvar bilhões de dólares, lembrando que alguns dos maiores riscos e desafios para o futuro são: ataques cibernéticos, crises financeiras, climas extremos.

É necessário mudar nossas empresas para contratar e vender serviços de forma diferenciada. A transformação de nossa cultura, incluindo conservação e reciclagem, ética empresarial e valor social, será a responsável pelo valor dos negócios.

Uma coisa é certa, o mundo está se tornando mais incerto devido a instabilidades políticas, a insegurança econômica, a inquietação social e é por isso que precisamos nos preparar para melhorar nossa qualificação profissional e elevar o perfil dos agentes que pertencem ao segmento de FM para que possam atender este importante impacto que ocorre no mundo.

Em 2050, 78 bilhões de profissionais de FM estarão gerenciando muitos metros quadrados no mundo. Aqui no Brasil temos milhares desses profissionais e a pergunta que fica é: estamos preparados para atender as necessidades do século XXI?

Boa leitura!

 


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044