Multiplicando conhecimentos na gestão de contratos
PUBLICIDADE
Portal Revista Infra - quinta-feira, junho 20, 2019
Consulte nossos conteúdos
Multiplicando conhecimentos na gestão de contratos
Como estruturar a área e anunciar a nova diretoria da ANGC foram os destaques do Workshop Contract Management

Notícia publicada em 3 de maio de 2019

Por Larissa Gregorutti

Da esq. p/ dir.: Rosangela Remonti, Flavio Cabral, Soraya Arcas Durães e Nadia Quaglia

Realizado no dia 16 de abril pela Associação Nacional de Gestores de Contratos, na sede da TOTVS, em São Paulo, o 1o Workshop Contract Management ANGC 2019 reuniu profissionais das áreas de Facility Management e Gestão de Contratos, que tiveram a oportunidade de conhecer os membros da nova diretoria da Associação e as propostas de trabalho para o biênio 2019/2020.

Na ocasião, o encontro contou também com presença da Camila Piloto, Arquiteta Digital de Segmentos da TOTVS, que apresentou as soluções da empresa neste segmento, além da participação da especialista Lia Denise Pretti, Contract Manager da Unilever, que compartilhou a sua experiência sobre como estruturar a área de contratos nas organizações. Compõs ainda a programação: Celso Toshio Saito, da Facilities-Insight, que apresentou a metodologia "Agile Service Design" através de um exercício prático aplicado à gestão de contratos.

Sobre a gestão realizada durante este biênio, Soraya Arca Durães, atual Presidente da ANGC, comentou que a nova diretoria está determinada a alavancar os trabalhos no desenvolvimento dos profissionais que trabalham com gestão de contratos. Para isso, serão desenvolvidas ações estratégicas, tais como: eventos mensais para os associados, a exemplo de palestras, workshops, webinars e work lunchs com objetivo de gerar novos conhecimentos e fortalecer o networking.

"Também estamos implementando os comitês de trabalho que, através de benchmark entre as empresas, vão produzir um material rico e com as melhores práticas de mercado aos associados e às empresas. Outra novidade será o trabalho desenvolvido com apoio de headhunter: buscar os skills do mercado para o gestor de contratos, transformar em treinamento e preparar os associados a partir das necessidades de atualização profissional", pontuou Soraya.

Compartilhando o trabalho desenvolvido na TOTVS para a gestão de contratos, Camila apresentou a linha Protheus, um sistema preparado para atender nos segmentos em que a empresa de tecnologia atua, desde a cadeia de processos, backoffice e recursos humanos a soluções fiscais etc., sem falar da gestão de contratos de compra e venda que as empresas mantêm com seus fornecedores e clientes, possibilitando controlar e acompanhar todos os processos de contratação de produtos e/ou serviços detalhando suas especificações.

"Independente do tipo de contrato, a ferramenta possibilita a gestão de um contrato padrão com todo o processo de revisão, medição e acompanhamento. Além disso, demanda atividades para diversas áreas, como financeira, gerando contas pagar ou receber. Já no decorrer da vigência desse contrato, permite visualizar o cronograma financeiro, como o valor inicial e atual do contrato, e os processos dentro do fluxo de caixa, para a sua devida administração", explicou Camila.

Sobre a estratégia utilizada para estruturar a área de gestão de contratos dentro das empresas, Lia Denise Pretti, IT Communication Services Finance and Commercial Manager da Unilever, comentou que cada empresa sofre diferentes impactos dependendo da sua área de atuação e do tipo de fornecedor que ela maneja, por isso, antes de pensar em estruturar uma área, a recomendação é verificar qual a estratégia da empresa para então entrar na estruturação da área.

Segundo Lia, em meados de 2003, a área de TI da Unilever detectou que a empresa estava com problema de gestão de contratos, e isso determinou impactos de diversas ordens na área financeira, em compliance, entre outros setores, levando-a a criar uma área de gestão de contratos dentro da área de tecnologia. Todavia, como a Unilever é muito grande e conta com muitos contratos em diversas áreas, a área optou por gerir os contratos mais estratégicos, que poderiam ter fortes impactos para a empresa.

"Quando iniciei em contratos, a área de TI atuava apenas na América Latina, por isso começamos a gerir apenas os contratos dessa região. Mas a Unilever é uma empresa bastante dinâmica e costuma ter muitas transformações, passou a atuar nas Américas, incorporando a América do Norte, e conforme o crescimento, a área de TI se tornou uma área global, com contratos negociados em mais de 100 países onde a companhia está presente".

Isso, segundo a especialista, tornou a gestão de contratos mais complexa, pois determinou que cada fase do contrato, incluindo a negociação, garantisse que ele fosse possível de ser implementado em outros países, em que a legislação e os impostos são diferentes e as implicações são outras.

"Essa foi a estratégia utilizada nos contratos mais importantes em termos monetários, de impacto para a empresa. Porque a área não 'gestiona' pequenos contratos, apenas os grandes, mas cada empresa tem estratégias diferentes", ressaltou.

Sobre apontar em qual área cada empresa deve estruturar a gestão de contratos, a especialista comentou que existem cenários em que o jurídico, compras, e até a área de serviços fazem essa gestão. Neste ponto, a Unilever optou hoje por deixar os contratos na área de finanças, Lia ressaltou ainda que, independente da companhia, será de responsabilidade da área eleita realizar todo o monitoramento do contrato.

Confira as equipes e membros da Nova Diretoria da ANGC | Biênio 2019/2020:

Diretoria ANGC Biênio 2019/20




Diretoria Estatutária

Nome

Presidente

Soraya Arcas Durães

Vice-presidente

Nádia Quaglia

Diretoria Financeira

Rafael Gianesi

Diretoria Jurídica

Flavio Antonio Cabral

Diretoria Administrativa

Rosangela Remonti

Conselho Fiscal


Presidente

Luiz Camillo

Conselheira

Geda Lima

Conselheiro

Marcos Souza

Diretoria adjunta:


Eventos

Márcia Vieira Ribeiro

Marketing (conteúdo)

Lilian Branco Dezaneti Mendes

Tecnologia Digital (site e canais)

Roberto Vilaronga

Relacionamentos

Max Lichtenecker

Educacional

Professor Dr. Moacyr da Graça

Inovação

Vanessa Zietlow

Coordenação | Comitês de Trabalho:


1 - Comitê de Temas Jurídicos 

Gustavo D'Acol

2 - Comitê de Contratos Comerciais (vendas) 

Cecília Almeida Rotiroti

3 - Comitê de Contratos Procurement

Ernani Wood

4 - Comitê de Compliance

Cristina Salvador

5 - Comitê de Contratos Facilities e Gestão Imobiliária

Fabiana Carrano

6 - Comitê de Contratos TI

Vago

7 - Comitê de Certificação Profissional

Vago

8 - Comitê de Recolocação Profissional

Vago


COPYRIGHT © 2003-2019 TALEN EDITORA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Avenida jabaquara, 99 3. andar - Cj. 35 - Mirandópolis
Cep 04045-000 São Paulo/SP - Tel. 11 5582.3044